Breaking News

IVA MASS ENTREVISTADA PELA SAPOTXILING

Iva Mass na luta pelo sucesso: “Os novos talentos não têm os aplausos que gostariam” foi o titulo da entrevista.



Cantora moçambicana Iva Mass


Em 2012, com apenas 15 anos, entrou no concurso musical “Super Tarde”, da STV, e foi eliminada na segunda gala por falta de votos. Não baixou os braços. Continuou a cantar e, em 2015, concorreu ao programa “Desafio Total”, participações que recorda com carinho.
Mais experiente e madura, aventurou-se no mercado da música profissional com a EP “Prometo” e está agora a preparar o seu primeiro álbum, sob a chancela da editora portuguesa Vidisco, que deverá ser lançado em 2018. O SAPO foi saber mais sobre este novo talento da música nacional.
Voltarias a participar nos programas “Super Tarde” e “Desafio Total”?
Sim. Foi bom ter participado nestes concursos, aprendi muito com os professores. Gostaria de voltar porque houve muita coisa que, na altura, não pude mostrar. Depois de ter aprendido mais, acho que se fosse agora daria ainda mais de mim.
Estas experiências ajudaram-te a crescer enquanto profissional?
Aprendi várias técnicas sobre música com os professores. É de louvar e agradeço.
Quando soubeste que este era, sem dúvida, o caminho que querias seguir - ser cantora?
Desde criança que tinha o sonho de ser cantora, mas quando comecei a ser elogiada pela família e amigos, depois pelos seguidores, comecei a dedicar-me cada vez mais e a encarar a música com profissionalismo. Antes disso, apenas cantava para me alegrar, pela paixão que tinha pela música. Neste momento, não só me alegro a mim como tenho a responsabilidade de alegrar os meus seguidores e dar orgulho ao meu país, Moçambique. Levantar a bandeira nacional além-fronteiras é um sonho que alimento e me faz querer crescer cada vez mais.
Como surgiu a oportunidade de trabalhar com a Bz Records?
Bz Records é uma agência de referência em Moçambique para quem quer aprender e levar a música como profissão. Ouvia falar dela, mas foi através de um amigo, de nome Swezzy, que falou com o proprietário da agência, Eduardo Bendzane, daí o Sr. Bz convocou uma reunião para me conhecer e ouvir o que tinha para apresentar. A apresentação foi muito curta, pois o Swezzy já tinha adiantado a conversa, eu apenas fiz uma interpretação a capella e fui aprovada e direccionada ao sector de produção para assinar o contrato e começar a gravar.
Gravação da EP “Prometo” marca uma nova fase da tua carreira?
Sim, este EP foi o pontapé de saída da carreira que, cada vez mais, tenho vindo a construir.



É a oficialização da tua entrada no mercado?
Sim, porque foi através desta EP que a agência conseguiu ter um contrato com a TM Agência Portugal, que trabalha com o Booking da Europa, e contrato com a Editora Vidisco Portugal, com a qual eu sonhava trabalhar.
Para quando o álbum?
Provavelmente, para 2018. Estamos a trabalhar para completar as músicas. Já tenho muitas músicas gravadas, mas é preciso seleccionar as melhores que farão parte do álbum. Espero que o público goste, mas confio que sim.
Porquê a escolha do nome “Vida”?
Porque o álbum retrata a minha vida, todos os momentos que já passei, momentos tristes, de sacrifício, lamentações, superação, conquistas, felicidades. Tudo sobre a minha "Vida" e um pouco daquilo que aprendo com a sociedade. Vidas de outras pessoas que vejo e aprendo com as suas lições.
O mercado da música no feminino em Moçambique está dominado pelas chamadas “divas"?
Sim. São cantoras que admiro. Cresci ouvindo as músicas delas e são cantoras que fazem muito pela música moçambicana.
Como são recebidos os novos talentos?
É muito complicado porque na fase inicial ninguém acredita. Poucos dão tempo para apreciar novos talentos. Não é fácil, mas com muito trabalho a cada dia que passa vai-se ganhando um pouco mais do espaço que se deseja. É normal, na fase inicial, não ter os aplausos ou elogios que um novo talento gostaria de ter mas aconselho a mais trabalho, determinação, acreditar para conquistar um sucesso. Tudo o que vem fácil não dura muito tempo. É preciso mesmo muito trabalho e eu agradeço muito pela equipa que tenho, tem feito muito e tem dobrado esforço para hoje conseguirmos o que, graça a Deus, temos ou que conquistamos. Muito e muito obrigada a todos, para além de Deus, é graças a vocês tudo o que tenho conquistado. Obrigada.
FONTESAPO Txiling

Nenhum comentário